Imanência/transcendência e outros dualismos
Quando se discute a relação entre ciência e religião, é frequente que se distingam dois domínios de estudo: a ciência investiga "este mundo", a religião o "outro mundo". A este dualismo outros se podem acrescentar: corpo-alma, matéria-espírito, imanência-transcendência, etc. Estes dualismos estão tão arraigados na cultura ocidental que parece que não podemos passar sem eles. E no entanto há outros modos de expressão que são mais inteligíveis hoje e que permitem ultrapapassar velhas querelas, como as que existem entre materialismo e espiritualismo, reducionismo anti-reducionismo, etc. Um destes outros modos de expressão consiste em abandonar o tradicional paradigma metafísico-substancialista e adoptar um modelo que coloque em primeiro lugar aquilo que constitui os seres humanos como pessoas, isto é, o seu carácter relacional, a radical abertura à comunicação profunda com os outros seres humanos e, para os crentes de alguma religião, com Deus.
No seu livro Introduction to Christianity, Joseph Ratzinger propõe uma perspectiva relacional do conceito de 'alma':
“what’s the problem with the so-called material world? Is the world of matter and energy not profound enough? Is it truly necessary to look beyond the world we encounter to find transcendence? … A comment on the word ‘transcendence’ is in order here. To transcend means to ‘go beyond’, but this need not compel us to an ornate dualist view that regards transcendent levels of reality (e.g., the spiritual level) to be not of this world. We can ‘go beyond’ the ‘ordinary’ powers of the material world through the power of patterns. Rather than a materialist, I would rather consider myself a ‘patternist’. It’s through the emergent powers of the pattern that we transcend.” (2002, 211).
1 comment:
bom comeco
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